A introdução de uma simples espécie diferente em uma biota pode causar um desequilíbrio enorme, pois se este animal não morrer e começar a se reproduzir pode acabar com espécies de animais que não tinham este predador em seu meio e assim não "sabem" se defender deles.
Como exemplo, as cobras da epécie píton birmandês levadas para Flórida (EUA) e introduzidas no Parque Nacional Everglades, estão causando o sumiço de 90% dos mamíferos deste parque. Elas vieram da Ásia como animais de estimação e foram introduzidas no parque a partir de 1999.
O problema foi que este animal se adaptou muito bem e se reproduziu, e apesar dos guardar florestais capturarem ou matarem 1.825 dessas cobras, a taxa de reprodução não baixou. Existem entidades querendo impedir os pet shops de importarem a cobra píton, mas políticos republicanos veem isto como algo que reduziria o número de empregos.
Tudo acaba caindo sempre na mesma questão, que o mundo é movido pelo lucro, e ações para corrigir danos ambientais são postas em segundo ou terceiro plano.
(Fonte: Revista Planeta)
o negocio é matar a cobra e esconder o pau.
ResponderExcluirfds
Excluir