quinta-feira, 26 de abril de 2012

Para refletir...

"A natureza pode suprir todas as necessidades básicas do homem, menos a sua ganância." (Mahatma Gandhi)

domingo, 22 de abril de 2012

22 de Abril - Dia da Terra

Hoje dia 22 de Abril comemoramos o Dia da Terra. Muito já está sendo feito para reverter os danos causados ao nosso planeta,  mas muito ainda é preciso para tentar estabilizar nosso ecossistema. Será possível? Podemos ao menos tentar neutralizar os efeitos da devastação, que causamos por nosso instindo de consumo desenfreado, de buscar a todo custo uma maior comodidade, sem se preocupar no bem estar de futuras gerações. Seria uma visão utópica esta tentativa de "consertar" o planeta? Muitas coisas foram ditas como impossíveis, porém o ser humano tem uma enorme capacidade de surpreender.

Abaixo você pode assistir um pequeno vídeo de conscientização da organização internacional The Earth Charter, uma rede global de extraordinária diversidade de pessoas, organizações e instituições que participam da promoção e implantação dos valores e princípios da Carta da Terra.

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.  Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.
CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO DA CARTA DA TERRA

(Fonte: www.cartadaterrabrasil.org)

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cobras causam desequilíbrio ambiental na Flórida (EUA)

A introdução de uma simples espécie diferente em uma biota pode causar um desequilíbrio enorme, pois se este animal não morrer e começar a se reproduzir pode acabar com espécies de animais que não tinham este predador em seu meio e assim não "sabem" se defender deles.

Como exemplo, as cobras da epécie píton birmandês levadas para Flórida (EUA) e introduzidas no Parque Nacional Everglades, estão causando o sumiço de 90% dos mamíferos deste parque. Elas vieram da Ásia como animais de estimação e foram introduzidas no parque a partir de 1999.
O problema foi que este animal se adaptou muito bem e se reproduziu, e apesar dos guardar florestais capturarem ou matarem 1.825 dessas cobras, a taxa de reprodução não baixou. Existem entidades querendo impedir os pet shops de importarem a cobra píton, mas políticos republicanos veem isto como algo que reduziria o número de empregos.
Tudo acaba caindo sempre na mesma questão, que o mundo é movido pelo lucro, e ações para corrigir danos ambientais são postas em segundo ou terceiro plano.

(Fonte: Revista Planeta)