Reciclar vidro é mais econômico do que produzí-lo. Produzir um novo vidro exige o uso dos insumos básicos como a areia, o calcário, o carbonato de sódio e equipamentos de elevação de temperatura. Na reciclagem do vidro usado, todos esses componentes são naturalmente reutilizados.
A reciclagem do vidro permite, também, economizar energia., pois a fabricação de vidro a partir de cacos é necessário de que o forno da vidraria atinja a temperatura média de 1.300°C enquanto que utilizando-se apenas matérias-primas virgens a temperatura do forno deve chegar a 1.500°C.
(Fontes: www.infoescola.com, www.recicloteca.org.br)
terça-feira, 8 de março de 2011
Vidro, material 100% reciclável
O vidro é uma substância inorgânica, amorfa e homogênea, é gerado pelo resfriamento de massa em fusão que solidifica pela crescente viscosidade até o ponto de rigidez, sem atingir o ponto de cristalização. Dentre as principais vantagens do vidro está o fato dele ser 100% reciclável, ou seja, ele pode ser usado e posteriormente utilizado como matéria-prima na fabricação de novos vidros infinitas vezes sem perda de qualidade ou pureza do produto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário