domingo, 26 de junho de 2011

Luminária com caixas de CD e bolinhas de gude

Você vai aprender como reciclar caixas de CD de música ou CD de computador. Até hoje todo CD de música é vendido em uma caixa de acrílico onde uma parte é transparente e a outra é preta. Nesta vídeo aula você vai transformar quatro destas caixas de CD em uma luminária. Além da caixinha de CD também iremos usar bolinhas de gude. E o interessante disso tudo é que grande parte das bolinhas de gude produzidas fazem uso de vidro reciclado. Garrafas, vidros de janela, vidros de embalagem depois de triturados e passados por um processo industrial se transformam em bolinhas de gude que são usadas pelas crianças e muito utilizadas como matéria prima para decoração.

O resultado final como você poderá ver na vídeo aula abaixo será uma luminária feita de caixa de CD e bolinha de gude, ficando com aparência profissional e muito elegante podendo ser vendido como objeto de decoração artesanal.


(Fonte: www.reciclagemlixo.com)

Livro: Turismo e Meio Ambiente - Uma Abordagem Integrada

A exploração econômica da atividade turística implica necessariamente em modificações danosas ao meio ambiente? Como integrar o turismo (e os turistas oriundos dos mais diferentes lugares) à preservação e conservação dos locais visitados? Pode uma comunidade manter sua cultura, seu meio ambiente e, ao mesmo tempo, atuar decisivamente na receptividade aos turistas?

Na discussão dessas questões, o livro oferece ao leitor abordagens esclarecedoras de conceitos como ecoturismo, turismo sustentável, patrimônio natural e impacto sobre as culturas. As questões cruciais que a autora, Eliane Regina Ferretti, investiga nesta obra, acabam por propor uma reflexão sobre o nosso presente, mas também sobre o futuro da relação do turismo com o meio ambiente e a cultura dos povos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Coleta de Lixo de Informática na ASSEVIM - Brusque

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de Junho. Para celebrar a data, a ASSEVIM- Brusque criou uma ação com o objetivo de contribuir com a preservação da natureza. Neste sábado dia 4 de Junho, a instituição recolherá materiais e equipamentos de informática que estão em desuso, ou que não funcionem mais.



Colaboradores estarão das 8 horas às 16 horas no pátio da instituição, para receber o chamado 'lixo eletrônico'. Serão recolhidos gabinetes, mouses, impressoras, telefones, moldens, fax, copiadoras, transformadores e notebooks. A coordenação do projeto Reciclagem Digital, realizado pela instituição desde 2007 em parceria com o curso de Sistemas de Informação, fará uma seleção do material recebido para verificar a possibilidade de reaproveitamento dos equipamentos, que então serão doados para entidades da região.

Nove comunidades carentes já receberam doações de computadores. Todo o material será recolhido em parceria com a Compuciclado, de Florianópolis. Além disso, a Era Florestal, de Brusque, montará um pequeno jardim na instituição com computadores e plantas, que durante todo o mês de junho receberá novas "mudas".